8 sintomas iniciais do câncer de pulmão – isto é muito importante e pode salvar uma vida. - Cura Pela Vida

8 sintomas iniciais do câncer de pulmão – isto é muito importante e pode salvar uma vida.

- 5:05 PM


A maioria dos cânceres de pulmão não provocam quaisquer sintomas até que se disseminam. Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:

Tosse.
Tosse com expectoração mucosa.
Dor no peito.
Rouquidão.
Perda de apetite.
Perda de peso inexplicada.
Falta de ar.
Fadiga.
Quando a doença já se disseminou para outros órgãos pode provocar:
Dor óssea.
Alterações no sistema nervoso.
Icterícia (cor amarelada de mucosas e pele).
Nódulos próximos à superfície do corpo.
Alguns cânceres de pulmão podem causar um grupo de sintomas muito específicos, que são descritos como síndromes:
Síndrome de Horner. Tumores localizados na parte superior dos pulmões (às vezes, chamados Tumores de Pancoast) podem afetar determinados feixes nervosos da face, provocando um conjunto de sintomas, denominados síndrome de Horner, que incluem: queda de uma pálpebra, constrição da pupila e transpiração diminuída do lado afetado da face. Os tumores de Pancoast podem às vezes provocar dor severa do ombro.

 Síndrome da veia cava superior. A veia cava superior é a veia que leva o sangue da cabeça e braços de volta ao coração, passando ao lado da parte superior do pulmão direito e dos linfonodos no interior do tórax. Tumores nessa área podem pressionar a veia cava superior, fazendo com que o sangue retorne para as veias. Isso pode provocar inchaço na face, pescoço, braços e parte superior do tórax, além de dores de cabeça, tontura, e alteração da consciência se afetar o cérebro. Embora a síndrome da veia cava superior possa se desenvolver gradualmente ao longo do tempo, em alguns casos pode tornar-se um risco à vida, e deve ser tratada imediatamente.

 Síndromes paraneoplásicas. Alguns tipos de câncer de pulmão podem funcionar de forma semelhante a órgãos secretores de hormônios, substâncias que entram na corrente sanguínea, causando problemas em tecidos e outros órgãos, mesmo que não haja metástase. Estes problemas são denominados síndromes paraneoplásicas, e muitas vezes podem ser os primeiros sintomas do câncer de pulmão. As síndromes paraneoplásicas podem ocorrer com qualquer câncer de pulmão, mas são mais frequentemente associadas ao câncer de pulmão de pequenas células. Algumas síndromes comuns incluem: síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético, síndrome de Cushing, problemas no sistema nervoso, hipercalcemia e coágulos sanguíneos.
Mais uma vez, muitos dos sintomas citados podem ser causados por outras condições, por isso é importante consultar imediatamente um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, tratada.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.😍


Redação: Aline |Fotos: SAMS



Advertisement