10 maneiras pelas quais seu corpo mostra sinais de fibromialgia. - Cura Pela Vida

10 maneiras pelas quais seu corpo mostra sinais de fibromialgia.

- 6:48 PM

 


A fibromialgia, também conhecida como síndrome da fibromialgia , é uma condição crônica que caracteristicamente causa dores por todo o corpo, incluindo dores musculares e articulares, fadiga e problemas digestivos, sendo apenas alguns sinais da fibromialgia , mas incluindo outros também, como depressão e isolamento social .

sinais de dor no corpo da fibromialgia

A fibromialgia é uma condição particularmente angustiante, que pode afetar alguém tanto mental quanto fisicamente. Ao acordar, alguém com fibromialgia geralmente experimenta um rápido início de fadiga ao tentar movimentar o corpo.

As graves complicações mentais e físicas da fibromialgia podem tornar as rotinas diárias um caminho difícil de percorrer. Antes de nos aprofundarmos nos sinais da fibromialgia , aqui estão alguns fatos relevantes sobre a condição:

Mulheres com idades entre 25 e 60 anos constituem a maioria dos pacientes com fibromialgia.
As mulheres têm 10 vezes mais probabilidade de desenvolver a doença.
O diagnóstico da fibromialgia requer um exame físico completo, pois o médico deve descartar qualquer outras condições semelhantes.

Um exame de sangue, especificamente um hemograma completo (hemograma completo) e um exame de tireoide, é realizado rotineiramente para diagnosticar a doença.
Após o diagnóstico de fibromialgia, os pacientes são frequentemente encaminhados a um reumatologista para tratamento adequado.

Maneiras de mostrar sinais de fibromialgia
Esperamos que este artigo ajude aqueles que podem ser afetados pela fibromialgia a procurar orientação médica.

1. Dores da cabeça aos pés
A maioria das pessoas que vão ao médico – e acabam sendo diagnosticadas com fibromialgia – queixam-se de dores proliferantes no corpo. Cerca de 97 por cento das pessoas com fibromialgia sentem dores por todo o corpo.

A dor da fibromialgia é frequentemente descrita como “profunda, aguda e latejante” e pode afetar ligamentos, músculos e tendões. A dor associada à fibromialgia costuma ser consistente e não responde aos analgésicos vendidos sem receita médica.

2. Fadiga ou exaustão persistente
A fadiga é a segunda queixa mais comum das pessoas diagnosticadas com esta condição. É um dos sinais de fibromialgia mais fáceis de detectar. A principal diferença entre alguém que sente “cansaço” e fadiga extrema (ou seja, exaustão) é a duração dos sintomas associados.

sinais de fadiga da fibromialgia

Pessoas com fibromialgia costumam associar a sensação de fadiga como se estivessem com gripe. Eles simplesmente são incapazes de se mover em um nível normal. Essa sensação de exaustão se aplica a tarefas simples, exercícios e até mesmo ao acordar.

3. Rigidez corporal
Mais de 75% das pessoas com a doença apresentam rigidez corporal, principalmente durante a manhã. Essa sensação física de rigidez é semelhante àquelas diagnosticadas com artrite, especialmente artrite inflamatória ou reumatóide.

Em alguns casos, estes sintomas desaparecem dentro de 10 a 15 minutos; Em outros, durarão a maior parte do dia, senão todas as horas em que você estiver acordado.

4. Sono de má qualidade
Devido ao seu estado físico e mental, quem tem fibromialgia tem dificuldade em obter um sono de qualidade. Uma razão para isso é a atividade cerebral errática experimentada em pacientes com fibromialgia durante o repouso. Esse desconforto ao adormecer é seguido de interrupções causadas pela atividade cerebral irregular.

6. Digestão anormal
Constipação, diarréia e distensão abdominal são sintomas potenciais da fibromialgia. Aproximadamente 40 a 70 por cento dos pacientes apresentam sintomas semelhantes à Síndrome do Cólon Irritável , ou SII. O refluxo ácido e a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) são relatados em uma taxa semelhante.

7. Dormência, inchaço e formigamento
Cerca de metade das pessoas com fibromialgia experimentam uma sensação de “fixação” nos braços, pés, mãos e pernas, uma condição conhecida como parestesia . Para alguns, estas sensações podem não durar mais do que alguns minutos; Para outros, eles podem ser bastante consistentes.

Semelhante a muitos sintomas relacionados à fibromialgia, a parestesia costuma ser quase imperceptível. É importante, porém, para quem sente dormência, inchaço e formigamento frequentes nos braços, pés, mãos ou pernas, procurar orientação médica.

Pontos-gatilho que evocam dor ou sensibilidade
Semelhante aos pacientes com artrite, aqueles com fibromialgia geralmente apresentam “pontos-gatilho”, ou áreas do corpo que produzem sensações dolorosas com frequência desproporcional.

Infelizmente, quando a pressão é aplicada, esses “pontos-gatilho” são extremamente dolorosos. Felizmente, quando a fibromialgia é diagnosticada, um especialista pode fornecer informações valiosas sobre o seu tratamento.

pontos-gatilho sinais de fibromialgia

8. Espasmos nos dedos das mãos e dos pés
Diz-se que em 25 a 50 por cento dos pacientes com fibromialgia, estão presentes espasmos arteriais nas mãos ou nos dedos dos pés. Este sintoma ocorre como resultado da exposição ao frio ou ao estresse.

É importante ressaltar que as áreas afetadas costumam apresentar coloração azulada ou pálida e também são acompanhadas de dor. Conhecida como síndrome de Raynaud ou fenômeno de Raynaud, os sintomas acima mencionados geralmente se dissipam quando o calor é aplicado.

9. Sensibilidade à temperatura
Devido à sua condição corporal, é muito difícil para quem tem fibromialgia regular a temperatura corporal. Como você provavelmente já percebeu, alguns dos sintomas mencionados acima são muito semelhantes aos da artrite.

É comum que as flutuações de temperatura sejam mal recebidas pelas pessoas com fibromialgia. Às vezes, os pacientes afetados reclamam que o ambiente é muito frio ou quente para o seu gosto – um sintoma que dificulta a produtividade ou o descanso adequado.

10. “Névoa fibrosa”
Semelhante à “névoa cerebral”, um dos sinais da fibromialgia que também é muito comum, pode se manifestar como problemas de concentração. Além disso, pessoas com essa condição podem apresentar dificuldades de memória de curto prazo. Eles também podem ter sentimentos gerais de confusão, esquecimento e falta de clareza mental.

Sem intervenção médica adequada, a “névoa fibrosa” pode impactar negativamente a vida cotidiana. Isto é particularmente evidente durante o trabalho ou tempo pessoal.


Advertisement